Criar uma Loja Virtual Grátis
Partilhe esta Página


FONTE REAL E NOMINAL
FONTE REAL E NOMINAL

"Como sabemos, os computadores estão consumindo cada vez mais energia e por isso, a escolha de uma fonte de alimentação passou a ser crucial principalmente para quem, assim como eu, adora fazer overclock. Felizmente, existem várias fontes de qualidade: OCZ, Thermaltake, Cooler Master, Seventeam. 

As fontes são classificadas de acordo com a sua potência (ex: 250W, 300W, 350W, etc). Mas atenção: nos modelos mais simples, a potência real não é a que está rotulada na fonte. Por exemplo: você pode comprar uma fonte rotulada como 400W, que na realidade não chega a ser nem de 350W. Em bom português, a maioria dos fabricantes de fontes de alimentação “maquia” o valor da potência de seus produtos. 

Se você pesquisar, verá que o preço das fontes de marca é muito maior do que o de fontes “comuns”, de mesma potência. A principal razão é que essas fontes mais caras usam em sua classificação a sua “potência real” e não a “nominal”. Quando o fabricante desssas fontes de marca, informam que ela é de 350W, ela pode realmente ter essa potência. 

Para sabermos qual é a potência real de uma fonte, basta fazermos alguns cálculos usando os números presentes na etiqueta. 

Toda fonte de alimentação possui seis saídas: +3,3V, +5V, +12V, -5V, -12V e +5VSB (também chamado standby). Uma etiqueta descreve a corrente que cada uma dessas saídas é capaz de fornecer. A corrente é dada em uma unidade chamada Ampère (A). Para saber a potência de cada uma dessas saídas, basta multiplicar a tensão (volts) pela corrente (em ampères). Nas tensões negativas, não consideramos o sinal de menos. 

Vamos tomar como exemplo uma fonte barata que é rotulada como sendo de 400W. As suas saídas fornecem as seguintes correntes: 15A (+3,3V), 29A (+5V), 11,5A (+12V), 0,5A (-5V), 0,5A (-12V) e 1,5A (+5VSB). Temos então as seguintes potências: 49,5W (+3,3V x 15A), 145W (+5V x 29A), 138W (+12V x 11,5A), 2,5W (-5V x 0,5A), 6W (+12V x 0,5A) e 7,5W (+5VSB x 1,5A). 

Para obtermos a potência total da fonte, não podemos simplesmente somar todas as potências individuais, porque as fontes de alimentação para PC´s usam um conceito chamado potência combinada. Aliás, somar todas as potências individuais é uma das formas de se maquiar a potência total da fonte. 

Assim, para as saídas de +3,3V e +5V você deve considerar só o valor da maior potência. No nosso caso, por exemplo, devemos considerar 145W da saída de +5V e ignorar o valor de 49,5W da saída de +3,3V. Na prática, isso significa somar o valor de todas as potências individuais, ignorando o valor da potência de saída de +3,3V. 

Aplicando esta regra, temos que a nossa fonte de alimentação é de 299W (145W + 138W + 2,5W + 6W + 7,5W) e não 400W como está rotulada! 

Em sua defesa, os fabricantes afirmam que rotulam suas fontes com a potência "de pico" que elas suportam. Mas na minha opinião, isso é apenas uma forma de tentar enrolar o consumidor".