Talvez você já tenha ouvido essa expressão algumas vezes, e é pura verdade: a alimentação é a peça-chave do nosso organismo. Alguns alimentos são vistos como venenos e outros, como remédios. Entre os dois extremos, está você, fazendo a conta de quantas calorias vai ingerir no almoço, imaginando se suas artérias entupirão de vez com a feijoada programada para o sábado e pensando se, afinal de contas, não seria melhor evitar beber o quinto copo de cerveja. Mas não é necessário criar neuroses.
O que você deve fazer é analisar seus hábitos alimentares, pois uma alimentação nutricionalmente adequada tem papel fundamental no retardo do envelhecimento, na melhora do desempenho mental e física, além de auxiliar na manutenção do peso e na resistência do sistema imunológico.
Comece diminuindo a ingestão de açúcar, gordura e produtos ricos em corantes e conservantes, já que estes levam ao acúmulo de toxinas, prejudicando o organismo e causando doenças como diabetes e obesidade. Diminua também o sal, o abuso deste alimento causa hipertensão e favorece a eliminação de cálcio pela urina, o que, mais tarde, pode resultar em cálculo renal.
Consuma diariamente de três a quatro porções de frutas e vegetais; uma de leguminosas; até duas de proteínas magras; quatro ou cinco de carboidratos (de preferência na versão integral) e uma de gordura saudável.
Nas refeições, varie os alimentos para que o prato fique o mais colorido possível e você garanta a ingestão de mais vitaminas e minerais. Os alimentos vermelhos, amarelos e laranjas são ricos em vitamina A, os cereais integrais em vitaminas do complexo B; os verdes escuros em ferro e magnésio.
Coma de tudo um pouco e tente transformar o ato de comer numa experiência mais agradável do que se restringir a uma porção de brócolis ou se entupir de frituras. De vez em quando, dá vontade de comer um hambúrguer? Não se prive desse prazer. Coma com calma, sem tanta gordura pingando no prato.
Evite dietas restritivas, que alteram o metabolismo, fazendo o corpo diminuir o gasto energético para se adaptar à menor oferta de comida.
Depois de seguir as recomendações, se olhe no espelho. Temos a certeza que seu corpo mostrará toda a saúde presente em cada alimento consumido. Então, escolha, o que você quer ser?